Professora Angelita Ribeiro

Angelita Ribeiro iniciou sua educação musical no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, onde formou-se no curso fundamental de flauta-doce na classe da Professora Katie Albuquerque Lage. Em 1982, concluiu sua Licenciatura em Música na Universidade Estadual do Ceará. Participou ainda de dezenas de cursos e seminários com importantes professores como Helder Parente, Hans Joachim Koellreutter, Maria Amélia del Picchia, Maria Mettig Rocha, Klaus Schilde, Orlando Leite, Lurdes Braga, Edmundo Carijó, Phillipe Alain-Dupré, Jean Cristoph Frisch, Pedro Ferreira da Costa, Marianne Jacobs, Laurence Pottier, Rainer Beckman e David Castelo.

Integrou o Grupo Kalenda Maya (1982) e o Quarteto Aulos (1983 a 1985). Fundou e dirigiu o Grupo Syntagma (1986 a 1992) e foi fundadora e presidente da Associalçao dos Amigos da Música Antiga (AAMA, 1989 – 1990). Atuou como coordenadora, regente e integrante do Grupo Ad Libitum, em atividade desde 1992. Atuou em duo camerístico com a pianista Cecília do Valle e coordenou diversas apresentações dos alunos de sua Escola em eventos culturais.

Pela sua atuação com os grupos acima listados, tem acumulado dezenas de apresentações no Estado do ceará e fora, além de gravações fonográficas e participações em programas de rádio e televisão.

Na Escola de Dança do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, atuou como professora, primeira diretora, coordenadora, coreógrafa e diretora dos recitais das alunas, em 1980 e 1981. Ainda no mesmo Conservatório, atuou como monitora da turma de Iniciação Musical, professora de flauta-doce, professora de Iniciação Pianística e professora de Iniciação Musical, entre 1979 e 1989. Atua como professora particular de piano, flauta-doce e flauta transversa. Foi regente e coordenadora dos Grupos Tutti Flutti e Shalmy, formados pelos alunos das classes avançadas de sua Escola.

Como integrante de comissão julgadora, atuou no II Concurso de Jovens Cameristas do Ceará, promovido pela Secretaria de Cultura e Desportos do Estado do Ceará, em 1983; concurso “O Circo”, promovido pelo Conservatório de Música Alberto Nepomuceno em 1986; e do X Festival de Músicas Católicas, promovido pela organização católica “Shalom”, em 1995.

É professora e diretora da Escola de Música Angelita Ribeiro, oferecendo cursos de Flauta-Doce, Piano, Flauta Transversa e Musicalização Infantil e de Adultos. É sócio-fundadora e diretora administrativa da Associação dos Amigos do Piano do Ceará (Apice). É idealizadora e coordenadora do grupo de flautas-doces Ad Libirum, em atividade desde 1992.

Professor Leonardo Torres

Leonardo Torres iniciou seus estudos musicais aos 7 anos de idade com sua mãe, a Professora Angelita Ribeiro. Aos 11, passou à tutela da Professora Dra. Duda di Cavalcanti. Sob sua orientação, foi premiado no I Concurso de Piano Paurillo Barroso, classificando-se em primeiro lugar na categoria A (9 a 12 anos). Quatro anos depois, foi novamente premiado numa edição posterior do mesmo concurso, desta vez já sob orientação da Professora Dra. Heloísa Maidrada. Participou de Masterclasses de pianistas como José Alberto Kaplan, Eduardo Monteiro e Arnaldo Cohen. Foi aluno ainda da Professora Nelma Dahas antes de ingressar na Universidade Estadual Paulista – Unesp, onde se formou em 2008, na classe do Professor Dr. Cláudio Richerme. Em São Paulo, ministrou cursos de apreciação musical a deficientes físicos e mentais na Estação Especial da Lapa – Divisão do Hospital das Clínicas. Participou do Grupo Argonautas e do Grupo Camerístico Ad Libitum, com os quais se apresentou extensivamente pelo Ceará, tendo feito gravações para rádio e televisão. Atualmente, reside em Fortaleza, onde atua como professor de piano.

Professor Rafael Torres

Rafael Torres iniciou seus estudos musicais com a Professora Angelita Ribeiro. Participou do Grupo Shalmy (formado por alunos da Escola de Música).  Estudou piano com as Professoras Cecília do Vale, Margarida Selma e Duda di Cavalcanti. Foi ainda aluno de composição do Professor Liduíno Pitombeira.

Em 1997, fundou o Grupo Argonautas, com o qual vem se apresentando em público desde 1999 em Fortaleza. O grupo dedica-se à criação e à execução de música popular brasileira. Tendo como principais objetos de trabalho canções de autoria própria, o grupo se identifica também com compositores como Tom Jobim, Chico Buarque, Edu Lobo, Elomar e vários outros da música nordestina e nacional. A música erudita também tem um papel importante na sua formação e no manejo de seus arranjos, harmonias e melodias, que visam sempre a uma renovação. Mas é no repertório próprio que o grupo melhor explora o vocabulário musical, seja em disgressões harmônicas, estéticas ou rítmicas. Xotes, baiões, toadas, marchinhas, sambas, bossa nova e muitos outros ritmos do Brasil são explorados na sua pureza, sem descaracterização. As experimentações são reservadas a outros fundamentos, como as harmonizações, os arranjos e as escolhas instrumentais. Em 2009, lançou o CD "Interiores".

Atualmente, cursa o Bacharelado em Música na Universidade Estadual do Ceará.